quinta-feira, 18 de março de 2010

Carta aos Pontos de Cultura do Acre

Prezados Representantes dos Pontos de Cultura do Acre,

Como é do conhecimento de todos, no período de 25 a 31 ocorrerá O III Forum Nacional de Pontos de Cultura (Fortaleza ), momento de articulação e discussão política com todos os representantes dos pontos do Brasil. Porém, antes deste encontro, será fundamental a realização do nosso próprio encontro estadual, momento em que todos deverão discutir pautas comuns, além de promovermos a eleição do novo representante estadual dos Pontos de Cultura do Acre. Assim, estamos proponto a data do encontro para os dias 23 de março as 19h e 24 de março a partir das 8h no SESC-Centro (ao lado da Catedral). Esta sugestão de data, visa viabilizar a participação dos representantes que vem das cidades distantes (Cruzeiro do Sul, Tarauacá e outras). Segue abaixo, a sugestão de pauta de discussão deliberada no último encontro TEIA AMAZONICA pelos representantes do Acre presentes.

Reunião dos Pontos de Cultura do Estado do Acre na TEIA CULTURA AMAZÔNICA

- No dia 6 de março de do ano de 2010 reuniu – se no Parque dos Igarapés em Belém - PA os representantes do estado do Acre, Josecilia Moreira Piauhy (Pontão Aquiry - FEM), Gilberto Moura (Culturalizando o Quinari), Francisco Marnilson (Som Nativo - REAJA), Reginei Mesquita (Pacatuba Cultural), Mario Brasil (representante estadual) definidos previamente pela coordenação da TEIA Amazônica que em comum acordo embora sem quórum suficiente decidimos por deliberar e sugerir a seguinte pauta para discussão no nosso Encontro Estadual:

a) Estadual:

- Nome para representar o Estado na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura;

- Criação de veículos de comunicação (Blogs, MSN, GMAIL, TALK, Orkut e Twiter)

- Relação dos Pontos de Cultura com o Pontão Aquiry e Nauás;

- Criação do Regimento;

Regional:

Representação do MinC nos Estados;

O Custo Amazonico (proposta Aumento do Financiamento dos Pontos de Cultura na Amazônia, devido às condições geopolíticas;)

Fortalecimento e articulação da rede de pontos da Amazonia

A (PEC - Proposta de emenda Constitucional) 150/2003, que vincula à Cultura 2% da receita federal, 1,5% das estaduais e 1% das municipais.

Regional:

- Composição da representação do Grupo amazonico

Representação do MinC nos Estados;

Aumento do Financiamento dos Pontos de Cultura na Amazônia, devido às condições geopolíticas;

Nacional:

.Participação dos pontos nos GTs: .Grupo Amazônico,. Gênero, Escola Viva, Pontões, .Ação Grio, Matriz africana, Grupo indigena, Grupo de Música, etc.

PROGRAMAÇÃO GERAL:

A Teia 2010- Tambores Digitais acontece entre os dias 25 a 31 de Março, em Fortaleza, no Centro de Cultura Dragão do Mar, com a seguinte programação:

25 de março (dia da abolição da escravatura no Ceará e dia do Maracatu)

19h – Abertura do evento, com a Presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura

21h – Homenagem ao Dia do Maracatu: Coroação das Rainhas dos 14 Maracatus Cearenses ao som do batuque.

26 a 27 de Março

08h às 12h – Teia das Ações: seminários das ações do Programa Cultura Viva. Atividades auto- gestionadas da Ação Griô, Escola Viva e Cultura Digital, Tuxáuas, Agente Escola Viva, Pontinhos de Ludicidade, Agente Cultura Viva, Interações Estéticas e Mais Cultura. Atividades auto- gestionadas de outras comunidades temáticas: Matriz Africana, Criança e Adolescente, Cultura de Paz, etc. Feira da Economia Solidária

16h às 24h- Mostra Artística dos Pontos de Cultura e Artistas consagrados

28 de Março

16h – Cortejo da Reabolição pela Cultura – cortejo com grupos artístico de todo Brasil, na Avenida Beira Mar

20h – Mostra Cearense de Música-Apresentação de cantores Cearenses encerrando o Cortejo da Reabolição

29 a 31 de Março

08h às 17h – III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura


Lembrando a todos que esta é somente uma proposta de pauta. As sugestões, podem ser enviadas pelo e-mail e socializadas por todos.


Josecilia (FEM)

Gilberto (Culturalizando o Quinari)

Marnilson (Som Nativo)

Mario Brasil (Representante Estadual dos Pontos de Cultura do Acre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário