OS PONTOS E AS REDES

O Programa Cultura Viva ganhou nova dimensão com o Programa Mais Cultura, que possibilitou que a Secretaria de Cidadania e Cultura, SCC-MinC, firmasse convênios com 24 estados e 16 municípios para implantação de Redes de Pontos de Cultura (dados de abril/2010), ampliando o alcance do Programa Cultura Viva e criando redes de Pontos de Cultura, que garantem que os pontos estejam em contato e trocando experiências.
A partir daí, a seleção de Pontos de Cultura passou a ser realizada em parceria com os estados ou os municípios e foi possível, além de ampliar o número de Pontos de Cultura pelo território nacional, promover também o compartilhamento dos conceitos e objetivos do Programa junto aos governos locais.
Os Pontos estão ligados a diferentes redes – municipal, estadual ou federal –, e passam, nessa qualidade, a também participar dos encontros setoriais que definem a gestão compartilhada do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura entre o poder público e a sociedade civil, por meio de Fóruns, das Teias (encontros nacionais e regionais) e das reuniões da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
Até 2009, foram investidos pelo Programa Cultura Viva R$ 365,7 milhões em 8.987 iniciativas em todo o Brasil. Destes investimentos, R$65 milhões foram para a criação de 1084 novos Pontos de Cultura.