sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Deliberações em resumo para os Ponteiros de Cultura do Acre


Na última sexta-feira estivemos reunidos na Fundação Elias Mansour e deliberamos os seguintes pontos:

1. Todos os Pontos de Cultura do interior deverão mandar o representante oficial dia 11 de março (domingo) antes das 17h, momento no qual inicia o Cortejo Cultural para abertura oficial do nosso 3º Estadual de Pontos de Cultura;

Obs 1: Os Pontos de Cultura do Interior que dispõe de uma articulação politica junto as Prefeituras deverão articular para trazer pelo menos mais um ou dois representante para o encontro estadual;

Obs 2: As datas do dia 11 (domingo), 12 (segunda-feira) se dão em virtude de uma viajem no dia 13 (terça-feira) de março em virtude de uma possivel viajem dos Ponteiros ainda em confirmação com a Fundação Elias Mansour para os três dias de formação em Porto Velho.

2. Os Pontos de Cultura de Rio Branco conveniados e em fase de conveniamento através do PRONASCI ficarão responsável pela programação cultural do dia 11 de março (domingo) da seguinte forma:

• Vivarte – Bonecos, Peças e outras atrações.
• Liga das Quadrilhas – Teatro (tenda) e bateria para cortejo; (falta confirmar)
• ADEVI – Apresentação Musical com deficientes visuais na tenda do evento.
• Ato politico com a Presidenta, DEFIC e a Rede.
• Os demais pontos do interior deverão preparar vídeos, fotos, e material gráfico para distribuição durante o cortejo.
• O Atelier Livre estará fazendo desenhos durante o cortejo, e ainda vendo a possibilidade de uma exposição de quadros na Galeria da FEM.

Obs: Programação cultural deve acontecer em frente à sede da Fundação no espaço da Gameleira em tenda armada a ser solicitada pela rede.

3. O encontro institucional com os Pontos de Cultura acontecerá no dia 12 de março (segunda-feira) com uma programação diversificada que quando confirmada será imediatamente divulgada aos pontos.

Obs: Abordou-se ainda a participação de todos os Pontos de Cultura, tendo em vista que no último encontro ouve um esvaziamento da sala.


Participaram os Pontos:

De Portas Abertas - Grupo Candeias
Vivarte (PRONASCI)
ADEVI (PRONASCI)
Liga das Quadrilhas
APA - Atelier Livre
Culturalizando o Quinari

Como convidados pela Rede:

Francisco Generozzo do DEFIC
Osmarildo Nogueira do DEFIC



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Curso de formação para Pontos de Cultura

Prezados amigos,

A Rede foi convidada através dos 14 pontos, mais 4 do PRONASCI a participar de um curso de formação de gestores em cultura.

No entanto aproveitamos a oportunidade para informar que fiquem atentos nos Vossos e-mails, pois já passamos vossos contatos para o Pontão que estará ministrando o curso.
Por favor participem, de preferência aqueles que trabalham a área financeira dos projetos.

O curso será oferecido pela COMUNA SA é gratuito e têm três encontros presenciais em Porto Velho, neste ato informamos que já estamos em articulação com a Fundação Elias Mansour para a aquisição de passagens.

Att,

Gilberto Moura
gil_noar@hotmail.com
68*9236 2864 ou 9931 2309

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Rede Pontos do Acre ganha mais quatro pontos

Através do Programa Nacional de Justiça e Cidadania do Ministério da Justiça, o estado do Acre lançou recentemente através da Fundação Elias Mansour um edital de quatro Pontos de Cultura nas áreas prioritárias em Rio Branco e na fronteira.

Dois pontos de cultura para área de fronteira estarão localizados em Brasiléia e outro em Epitaciolândia. Dois atenderão as áreas prioritárias definidas pelo PRONASCI em Rio Branco.

Os quatro pontos ainda não conveniados com o Governo do Acre através da Fundação Elias Mansour passam a integrar a Rede Pontos do Acre.

Recentemente eles estiveram no processo de adequação de planilhas orçamentárias com o Departamento de Incentivos Fiscais da Fundação Elias Mansour representado por Francisco Generozzo e por Osmarildo que já ajudam no processo visando a redução de problemas após o conveniamento.

A equipe disse que é uma preocupação do Governador Tião Viana e da Presidenta da FEM Francys Mary colocar o mais rápido possível os Pontos de Cultura em funcionamento, promovendo a gestão e articulação da rede.

Para o representante dos Pontos de Cultura Gilberto Moura o momento é de alegria, a onde mais quatro entidades passam a integrar a rede que representa o movimento social e de cultura organizado.
“O alcance social de um Ponto de Cultura é tão grande, que vai se formando uma grande teia de colaboração e integração”, destaca Gilberto.

Novos pontos da rede:

Arte e Cultura em favor da cidadania
Associação dos Deficientes Visuais do Acre- ADEVI

Casa Vivarte: Espaço de Arte e Cultura de Rio Branco
Grupo Experimental de Teatro Vivarte

Cultura na Fronteira
Associação Cultural e de Artes Marciais da Regional do Alto Acre – ACAMAA

Mistura de Cultura
Associação da Juventude de Epitaciolândia - AJE

Da Rede Pontos de Cultura
Imagens cedidas por Ana Paula do Ponto de Brasiléia